Um vídeo feito por um ciclista mostra vários testes de coronavírus usados jogados às margens da BR-010, em Palmas. Os materiais estavam próximo da rodoviária da capital, dentro de um saco plástico. Nas imagens é possível ver vestígios de sangue, mas não dá para identificar qual unidade de saúde de origem.

“Olha esse saco aqui no chão. Isso aqui é teste do coronavírus. Eu estou um pouco longe com um pedaço de pau. Olha o nome aqui: sars-coV-2 […] Aqui tem sangue, isso aqui é sangue, teste. A sacola é muito resistente, mas se um cachorro ou um pássaro vir rasgar essa sacola, como vai ficar a nossa situação?”, questiona.

O registro foi feito na semana passada enquanto o morador pedalava pela região enquanto seguia para o trabalho. O homem, que pediu para não ser identificado, afirmou que ligou para os Bombeiros e solicitou que recolhessem o material, mas segundo ele no domingo (31) os testes ainda continuaram no local.

O Corpo de Bombeiros informou que a coleta de resíduos hospitalares e laboratoriais não é de competência da corporação e que existem em Palmas os órgãos responsáveis pela fiscalização, controle, coleta e descarte desse tipo de material.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que é responsabilidade da Vigilância Sanitária Municipal, fiscalizar o descarte de materiais de uso hospitalar e médico, bem como os testes rápidos de Covid-19.

O G1 solicitou posicionamento do município, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.

As informações são do  G1 Tocantins.