O novo núcleo do Instituto de Identificação começou a funcionar na quarta-feira (11) no Sine de Taquaralto, na região sul de Palmas. O serviço já tinha sido inaugurado há uma semana no Resolve Palmas Sul, mas o atendimento precisou ser suspenso logo no início porque o governo estadual e a prefeitura não conseguiram entrar em um acordo.

O prédio do Sine em Taquaralto fica na avenida Tocantins, a principal da região. No local podem ser emitidos documentos importantes, como carteira de identidade e declarações de antecedentes criminais.

De acordo com Secretaria de Segurança Pública (SSP), o objetivo da inauguração do novo prédio é para descentralizar e ampliar os atendimentos à população. O horário de atendimento é das 8h às 18h.

“O atendimento já funcionou de forma ininterrupta, de 8 às 18h, não vai fechar para intervalo de almoço”, disse o supervisor de identificação Ricardo Rocha.

Novo núcleo em Taquaralto oferece emissão de identidade e certidão de antecedente criminal

Aos 77 anos, o aposentado Francisco Moura ainda usava a primeira carteira de identidade, muito desgastada por causa do tempo. Aproveitou para tirar a segunda via. “Achei muito bom, atendimento beleza, não tem o que dizer”.

Essa é a terceira unidade implementada na região central do Tocantins. Outros dois postos de identificação foram implantados em Taquaruçu, distrito de Palmas, e Luzimangues, distrito de Porto Nacional em agosto deste ano.

Entenda

O núcleo do Instituto de Identificação foi inaugurado na última segunda-feira (2) no Resolve Palmas da região sul da capital, mas teve os atendimentos suspensos.

O problema é que o Instituto de Identificação é subordinado ao Governo do Estado, mas o prédio onde o núcleo funciona é da Prefeitura de Palmas. Para que o espaço fosse cedido, seria necessário que os dois lados entrassem em acordo sobre como o pagamento das contas de energia e água seria feito, quais os horários de funcionamento além de outras questões burocráticas.

Por causa do problema, o governo transferiu o núcleo para o Sine de Taquaralto.

As informações são do G1 Tocantins.