O filme curta-metragem “O Segredo de João”, de Elisângela Dantas, será gravado pela Fábrica Produções no mês de julho, em Palmas (TO), e contará com seleção aberta para formação de elenco, com vagas para crianças e adultos. Podem participar atores com ou sem experiência, sendo crianças entre 7 e 12 anos e adultos entre 45 e 60 anos. Para se inscrever, basta enviar vídeo de apresentação de até três minutos, explicando o motivo de por que deseja participar do curta-metragem, para o email osdj.elis@gmail.com , até a próxima sexta-feira, 02.

O filme de ficção vai enaltecer a importância do audiovisual em sala de aula e o fortalecimento das relações familiares. As gravações acontecerão na segunda quinzena de julho, cumprindo todos os protocolos e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), inclusive, a quantidade de atores por dia no set e o corpo técnico foram reduzidos com o intuito de se evitar aglomerações.

O projeto foi idealizado pela Fábrica Produções em parceria com o Ponto de Cultura Itinerante Um Ponto Dois, com o objetivo de lançar novos talentos no cenário do cinema tocantinense. “Estamos muito felizes por mais um projeto que possibilita a vivência cinematográfica para capacitação de novos profissionais na área, ainda mais em uma obra de ficção que enaltece o cinema e a relação intergeracional entre gerações”, explica o diretor do Grupo Um Ponto Dois e produtor do curta-metragem, Lucas Justino.

Responsável pela Fábrica Produções, o produtor de audiovisual Pablo Pereira, explica o projeto tem como objetivo fomentar o audiovisual tocantinense e estímulo a novos cineastas e trabalhadores do cinema, “Priorizamos profissionais em formação ou com pouca experiência nas funções por eles assumidas no projeto, além de em um filme escrito e dirigido por uma mulher, contar com uma equipe majoritariamente feminina.”

Curta-Metragem

Diretora-geral do curta “O Segredo de João”, Elisângela Dantas diz se sentir honrada e repleta de boas expectativas com o projeto que a temática busca apresentar o cinema a crianças e discutir a relação entre as gerações, mas também pelo seu caráter formativo. “O curta nasceu da vontade de contribuir com a cultura do país com um filme que enalteça a relação de avós com seus netos e que falasse sobre a relevância do cinema na educação de nossas crianças. “

Ainda de acordo com a diretora, a obra tem como referência o clássico de Giuseppe Tornatore, “Cinema Paradiso” de 1988. “A amizade e deslumbre que o garoto Totó tem pelo projecionista Alfredo torna uma inspiração para relação de Seu Bira com seu neto, protagonistas do nosso curta. É a partir desta amizade de Bira e João e inspirada em Alfredo e Totó, que iremos trabalhar os conflitos vividos pelas crianças do filme”, ressalta Elisângela. O filme faz referência também a outra obra brasileira, o filme Meu pé de laranja lima (2012) baseado no livro homônimo.

Sinopse

João é um garoto que vive em um ambiente de grandes tradições culturais. Sempre acompanhado por seu avô Seu Bira, que dedicou grande parte de sua vida à arte e à cultura. Junto com sua melhor amiga Maria Eduarda e sua nova professora Juliana vão transformar o mundo de um garoto triste, o Pedro e descobrirão também “O Segredo de João”.

As novas tecnologias e o bom uso do cinema em sala de aula vão permitir que o triste Pedro, tenha a vida mudada. Chama a atenção do espectador para a vida em família, com o avô Bira, que fará toda diferença na vida de João e Pedro. Mas é a chegada da jovem professora Juliana, que mudará completamente o ambiente escolar marcado pelo tradicional modelo de educação presente. A capital do estado surge bela e bem representada culturalmente como cenário de nossa história.

Projeto

O projeto “O Segredo de João” é fruto de uma parceria da Fábrica Produções e o Grupo Um Ponto Dois de Teatro, foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura”.