O presidente do Tribunal de Justiça (TJTO), desembargador João Rigo Guimarães, inaugurou na tarde de terça-feira, 31, o novo Fórum da Comarca de Paraíso do Tocantins. “Erguido sob os fundamentos de três pilares básicos da construção moderna: a acessibilidade, a economicidade e a sustentabilidade. Esse Fórum é uma representação do nosso principal destinatário: o jurisdicionado, que merece ser atendido com toda dignidade”, disse em discurso.

Estrutura da obra

O Fórum de Paraíso está orçado em R$ 10,4 milhões e tem instalações que atende aos princípios da acessibilidade, sustentabilidade e economicidade. O prédio está localizado na Avenida Bernardo Sayão, loteamento Jardim Paulista, numa área de 9.972,94 metros quadrados, sendo 2.785,63 m² de área construída. A obra possui autossuficiência em energia elétrica – usina geradora com placas solares -, reaproveitamento de águas de chuva e sistema econômico de refrigeração. A comarca pertence ao grupo de 3ª Entrância e atende, também, Abreulândia, Divinópolis, Marianópolis, Monte Santo e Pugmil.

Histórico

As tratativas para a construção da nova sede do Fórum de Paraíso iniciaram em 2018, quando o então presidente do TJTO, desembargador Eurípedes Lamounier, assinou o termo de cessão de uso do terreno juntamente com representantes do governo estadual e da Superintendência do Patrimônio da União (SPU). O projeto ganhou ritmo em 2019, na gestão do desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, que, em dezembro daquele ano, assinou a ordem de serviço para o início das obras, entregues em agosto deste ano.

Presenças

Além de desembargadores e servidores do Judiciário, a solenidade contou com a presença do prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais (MDB); do subprocurador-geral da Justiça do Ministério Público (MPE), José Demóstenes de Abreu; do  presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO), Gedeon Pitaluga, entre outros.