O Outubro Rosa está chegando e, com ele, informações de conscientização para o controle do câncer de mama começam a circular com maior frequência: a ideia é chamar atenção para para a importãncia da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Pegando carona na onda de solidariedade que acompanha o mês, o Hospital dos Servidores do Estado do Rio (HFSE) recebe doações de itens para pacientes em tratamento na unidade de saúde.

Produtos como lenços de cabeça, creme hidratante, protetor labial, protetor solar, creme dental e escova de dentes são bem-vindos: eles serão usados para a confecção de kits que serão entregues a pacientes da área de oncologia.

Os itens serão entregues durante um evento em Celebração ao Outubro Rosa, no dia 14 de outubro. Para fazer sua doação, basta procurar a Área de Oncologia no pátio do hospital, de segunda à sexta, das 7h às 17h.

O Serviço de Oncologia Clínica do Hospital Federal dos Servidores do Estado atende atualmente em média 40 pacientes por dia. Até o mês de setembro de 2019, foram 6311 consultas médicas, 4396 sessões de quimioterapia e uma média de 160 procedimentos de enfermagem oncológica por mês.

Os cânceres mais comumente atendidos no serviço são mama, colorretal e próstata, o que corresponde a mais de 60% do atendimento. A equipe multidisciplinar é formada por oncologistas, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais, o que permite oferecer assistência aos pacientes e familiares.