A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) em parceria com a Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins – UMA/UFT promove no dia 20 de agosto, o I Workshop de Pesquisa em Gerontologia de Palmas.

A programação acontece durante todo o dia, das 8 às 17h30, no auditório do Instituto Vinte de Maio, com palestras, debates, oficinas, mesas redondas e apresentações. Para participar do evento, o interessado deve se inscrever por este endereço eletrônico.

De acordo com a professora e pesquisadora da Fesp, Dra Lorena Dias Monteiro, o workshop é mais uma oportunidade de compartilhar conhecimentos sobre gerontologia e fortalecer as redes de pesquisa sobre o tema. “Para estudar e pesquisar o envelhecimento humano é preciso levar em conta não apenas o efeito desse processo sobre os sujeitos, mas também sobre os contextos sociais nos quais eles se encontram e estão inseridos. Isso significa que, do ponto de vista teórico-metodológico, o entendimento da velhice e do processo de envelhecimento tem como ponto de apoio ‘colocar em diálogo’ os diferentes aspectos do cuidado e da qualidade de vida”, observa a pesquisadora.

Acompanhe abaixo a programação

HORÁRIO TÓPICO
8h – 8h30h Credenciamento
8h30 – 9h10 Recepção e Introdução da dinâmica do Workshop

Organização dos grupos, apresentação dos monitores das oficinas, entre outros.

9h10 – 9h30 Intervalo de 20 minutos
9h30-12h

 

20 minutos cada tópico

Mesa Redonda: Quais são as questões para realizar pesquisas com populações mais velhas no contexto da cidade de Palmas-TO?

Tópico 1– Epidemiologia e Indicadores de Saúde do idoso – Dra Lorena Dias Monteiro (Professora e Pesquisadora da Fundação Escola de Saúde Pública e ITPAC Palmas) e Dra Daniella Pires Nunes (Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins

 

Tópico 2– Pesquisa em Gerontologia: Princípios interdisciplinares, possibilidades e desafios- Dr. Luiz Sinésio S Neto (Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Tocantins)

 

Tópico 3– A residência multiprofissional em saúde na cidade de Palmas como estratégia de pesquisa em idosos – MSc Soraya Rodrigues Dodero (Professora e Pesquisadora da Fundação Escola de Saúde Pública) e MSc Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma (Professor e Pesquisador da Universidade Feral do Tocantins e Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas)

 

Tópico 4– Questões em Políticas Públicas e Envelhecimento Dra Neila Barbosa Osório (Professora Pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins) e Especialista Veruska Azevedo Veras (Superintendente de Atenção Primária e Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Palmas)

Roda de conversa

Organização/ explicação das atividades do período da tarde

14h às 16h Oficinas
16h às 17h30

Debate em roda e consolidação da carta com as linhas de pesquisa