A Prefeitura de Pindorama do Tocantins, cidade que fica na região do Jalapão, anunciou na segunda-feira (5) um novo calendário de vacinação contra a Covid-19. A previsão da gestão é que até a próxima sexta-feira (9) o município poderá abrir a imunização para pessoas a partir dos 18 anos, sem comorbidades. Veja as datas:

Terça-feira (6) – Pessoas de 50 aos 59 anos

Quarta-feira (7) – Pessoas dos 40 aos 49 anos

Quinta-feira (8) – Pessoas dos 30 aos 39 anos

Sexta-feira (9) – Pessoas a partir dos 18 anos

Por telefone, a secretária de saúde de Pindorama, Sanmya Andrade, explicou que atualmente o município dispõe de aproximadamente 200 doses e que deve receber mais ao longo da semana. Mesmo assim, a gestão optou por separar 50 doses para cada faixa etária para garantir o início das aplicações em todas as idades.

Ela explicou ainda que a medida não permite ainda imunizar todos os moradores maiores de idade e a cidade segue aguardando novas remessas do governo estadual. Quando for se vacinar, o morador terá que pegar uma senha. A secretária destacou que cada senha equivale a uma dose e que não é permitido que pessoas da mesma família compartilhem uma mesma senha.

É obrigatório apresentar o cartão do SUS, comprovante de endereço e documentos pessoais no ato da vacinação.

Segundo o IBGE, a população de Pindorama é de aproximadamente 4,4 mil moradores, incluindo os menores de idade. Desde o início da campanha de vacinação, conforme os dados do Vacinômetro, o município já aplicou 1.518 doses de vacinas.

Ainda conforme o portal, do total de doses aplicadas 1.124 são de primeira dose e 394 de segunda. Isso corresponde a 25.37% e 8.89% da população, respectivamente. A cidade já recebeu 2.185 doses de vacinas, todas de fabricantes que fazem a aplicação em duas etapas.

O número de doses já utilizadas pode ser um pouco maior por causa do tempo necessário para registrar a aplicação no sistema de dados.

Atualmente, as vacinas disponíveis em Pindorama são de Oxford/AstraZeneca. Desde o começo da pandemia, a cidade registrou 302 casos confirmados de Covid-19 e três mortes. Atualmente, há apenas nove casos ativos na cidade, sendo que dois estão internados em leitos de UTI em outras cidades.

Por  G1 Tocantins.