Os moradores de Porto Nacional já perceberam que a cidade anda diferente, mais iluminada. Seja nos detalhes arquitetônicos da catedral Nossa Senhora das Mercês, realçados com luzes de LED, ou decoração da Praça Central, o magia do Natal tomou conta das ruas do centro histórico. Até casinha do Papai Noel foi montada em um casarão dos anos 1930.

A cidade tem mais de 280 anos de história e é uma das mais antigas do Tocantins. Toca a área central é tombada como patrimônio histórico nacional. Este ano, pela primeira vez, foi montada uma decoração especial natalina. Foram 16 mil metros de mangueiras de LED para dar um charme mais nas construções do século XIX.

Na casinha do bom velhinho, as portas e janelas de madeira são complementos para a mobília de 1901. “É uma casa que é bem antiga, é uma casa de 1930 e que nós quisemos valorizar até por conta do centro histórico”, diz a coordenadora do Selo Unicef, Aline Maia.

O prefeito da cidade, Joaquim Maia (PV), explicou o objetivo da ação. “De uma maneira muito forte foi trazer a população. Trazer nossas crianças, trazer as famílias de Porto Nacional para o Centro Histórico da nossa cidade”.

Para quem morou a vida toda na região, passear pelo centro tem sido como fazer um passeio pela história. “Nós nascemos aqui, fomos criados aqui né, então pra gente é gratificante ver nossa casa como ela tá tão linda, né”, diz a professora Angélica Alves.