A Prefeitura de Paraíso do Tocantins publicou um novo decreto flexibilizando medidas preventivas contra a pandemia da Covid-19. Agora as atividades esportivas, de qualquer modalidade, e leilões com a presença de até 100 pessoas estão liberados. O documento também mantém a autorização do retorno às aulas presenciais nas escolas municipais e particulares para educação infantil.

O decreto foi publicado na terça-feira (25) e já começou a valer. Segundo a Prefeitura, entre as regras para a prática de esporte estão a desinfecção de ambientes, uso obrigatório de máscara nos alojamentos e vestiários e disponibilização de álcool em gel. Além disso, os jogos não podem ter presença de público.

Eventos como palestras, congressos e seminários podem ser realizados desde que tenham no máximo 50 pessoas. As igrejas seguem recebendo menos fiéis e somente 30% da capacidade pode comparecer aos templos. Já os shows e eventos continuam suspensos independente da quantidade de pessoas.

Os estabelecimentos comerciais da cidade podem funcionar até meia-noite, com exceção das farmácias e postos de combustíveis “que poderão funcionar em seus horários convencionais”, afirma o decreto.

Em relação aos leilões de animais, o decreto afirma que os ambientes precisam ser higienizados antes do evento e que a distância entre as mesas dos participantes deve ser de no mínimo de um metro e meio. Nos locais não pode haver comercialização e consumo de bebidas alcóolicas.

Segundo o decreto, as medidas serão fiscalizadas por equipes de posturas, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Agentes de Trânsito, entre outros órgãos, com apoio das Policias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.

Por G1 Tocantins