Durante  sua participação no V Seminário dos Emancipalistas do Brasil, realizado no auditório da Assembleia Legislativa, o presidente da AL, deputado Antônio Andrade (PTB), defendeu a emancipação do distrito de Luzimangues.

O evento foi organizado pela União Brasileira em Defesa da Criação de Novos Municípios (BDNMU), e da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Luzimangues (ADCL), teve  como objetivo discutir o processo emancipalista no Brasil e no Estado do Tocantins, com foco no Luzimangues.

Durante seu discurso, Andrade destacou que essa é uma das suas bandeiras na Assembleia Legislativa. Esse é um sonho dos deputados e deputadas, um movimento suprapartidário. Vamos trabalhar para viabilizar, dentro das atribuições do Poder Legislativo estadual, para tornar esse sonho realidade, colocando em primeiro lugar o benefício maior das pessoas que precisam da emancipação do distrito de Luzimangues”, afirmou.

O parlamentar disse também, que pretende levar os debates para dentro da Assembleia. “Iremos dar a nossa contribuição no que for necessário. Esse é o meu propósito, podem contar com o meu apoio, com a minha contribuição para que nós possamos realizar esse sonho o mais rápido possível”, destacou.

Ao final do evento foi redigida uma carta de emancipação que será direcionada aos deputados estaduais, federais e senadores do Tocantins.