Falta de dinheiro nos caixas eletrônicos de autoatendimento levou o Procon Tocantins a autuar uma agência do Banco do Brasil, no município de Gurupi, sul do Tocantins, na manhã da segunda-feira (07).

A negligência da instituição financeira foi constatada após o órgão receber várias denúncias por parte dos consumidores. A agência tem 10 dias para apresentar defesa.

De acordo com a fiscalização do núcleo regional de Gurupi, o problema iniciou no sábado (05), quando só havia um caixa em funcionamento. No dia seguinte, domingo (06), todos os caixas ficaram sem dinheiro e nesta segunda o problema permaneceu formando longas filas e trazendo transtorno para os consumidores.

De acordo com o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, a autuação aconteceu devido o desrespeito com os consumidores. “Isso é grave, pois os servidores receberam recentemente e, juntamente com o pagamento, o cidadão tem uma série de compromissos para quitar, utilizando os terminais, considerando também que nem todas as pessoas fazem suas transações por aplicativos”, lamentou.

Segundo o gerente de fiscalização do Procon Tocantins, Magno Silva, o órgão de defesa do consumidor autuou a instituição financeira para atender as normas  do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Caso o problema persista a agência poderá ser notificada mais uma vez e ficando sujeita à instauração de processo administrativo e passível de ser multada”, disse.

Denúncias

Ao constatar qualquer irregularidade, o consumidor poderá formalizar as denúncias por meio do Disque Procon 151, ou por meio do Whats Denúncia no (63) 99216-6840 e também com os núcleos nos  endereços  disponíveis no link.

O Procon Tocantins explica ainda que é preciso checar bem as informações, apresentar comprovantes e fotos para subsidiar as ações de fiscalização.