O Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS/TO) vai selecionar um estudante de medicina ou biomedicina para vaga de bolsista no projeto “Efetividade da marcação combinada de p16 e ki67 na referência de mulheres com citologia ASC-US ou LSIL para colposcopia”, coordenado pela professora, Dr. Jucimária Dantas Galvão. Os interessados devem enviar os currículos até o dia 28 de fevereiro, pelo e-mail: jucydg@uft.edu.br.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) é agente executora do programa no Estado e incentiva a participação de acadêmicos para promoção e desenvolvimento de estudos científicos.

Para participar o acadêmico precisa ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes; estar no 7º ou 8º período da graduação; saber utilizar os programas ACCESS, Power Point, Excel e Word; estar inscrito ou ter concluído o curso aplicado às boas práticas em pesquisa clínicas e ter conhecimento dos fluxos de atendimento e seguimento de casos, de acordo com as diretrizes brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero. Além disso, o estudante precisa ter disponibilidade de 20 horas semanais, incluindo os sábados, e flexibilidade para viajar.

O bolsista que for selecionado irá contribuir por12 meses ininterruptos no projeto, com a coleta de dados e amostras biológicas; oferecer auxílio nos procedimentos laboratoriais e digitação dos resultados; ajudar na elaboração de artigos; participar de eventos de divulgação científica; participar do processo de recrutamento e aplicação de questionários; e participar de reuniões presenciais e online.

Conceito PPSUS

O PPSUS é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nos Estados que promove o desenvolvimento científico e tecnológico. É uma iniciativa inovadora que adota um modelo de gestão descentralizado e participativo, envolvendo gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes da sociedade civil.

Um dos objetivos do PPSUS é o de financiar pesquisas em temas prioritários para a saúde da população brasileira, além de promover a aproximação dos sistemas de saúde, ciência e tecnologia locais.

Administração do PPSUS

O trabalho do PPSUS integra os seguintes atores: o Ministério da Saúde que atua como Coordenador Nacional do Programa, o CNPq como gerenciador técnico administrativo e as Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados como agentes executores em suas regiões. As Secretarias de Estado da Saúde participam das etapas operacionais e das linhas prioritárias definidas em oficinas até os Seminários de acompanhamento e Avaliação dos resultados. Os pesquisadores realizam estudos e produzem relatórios com os resultados para subsidiar a tomada de decisão do gestor de saúde.

Bolsa de iniciação científica do PPSUS

Data das inscrições: até 28 de fevereiro de 2021

Link para inscrição: jucydg@uft.edu.br

Data das entrevistas: 01 e 02 de março

Resultado final: 05 de março

Quantidade de vagas: 01

Área: estudantes de medicina ou biomedicina a partir do 7º período. (Da assessoria de imprensa)