A Receita Federal liberou nesta terça-feira (23) a consulta do lote residual de restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) do mês de novembro de 2021.

No total, 260.412 contribuintes serão beneficiados com a restituição, com o valor total de R$ 450 milhões.

Desse total, R$ 179 milhões serão pagos aos contribuintes que têm prioridade legal, sendo 4.623 contribuintes idosos acima de 80 anos, 37.928 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.751 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 14.442 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 199.668 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 9 de novembro deste ano. Vale ressaltar que o lote também é válido para restituições residuais anteriores.

O pagamento ocorrerá no dia 30 deste mês.

Como consultar?

Para saber se a restituição já está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda.

Caso o crédito não seja realizado, a Receita Federal comunica que os valores ficarão disponíveis para resgate por um ano no Banco do Brasil. Ainda que o contribuinte não resgate o valor da restituição no prazo informado, ele poderá requerê-lo pelo Portal e-CAC.