Um celeiro de indústrias. Assim se apresenta a região norte do Tocantins, responsável por sediar inúmeros empreendimentos ligados à atividade industrial do ramo agropecuário.

Visando fortalecer ainda mais o desenvolvimento econômico do estado, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, recebeu os empresários Gilmar Gonçalves, presidente da Agronorte, e Evandro Watanabe, vice-presidente do Grupo Americano. As duas indústrias estão localizadas em Tocantinópolis e Aguiarnópolis, respectivamente.

Durante a visita, os investidores expuseram seus planos de expansão e destacaram a importância dos negócios para a geração de emprego e renda.

Reiterando esse discurso, o secretário Tom Lyra validou as iniciativas e destacou a efetividade das políticas públicas do Governo do Estado para que o setor privado continue contribuindo para alavancar o desenvolvimento econômico e social da população tocantinense.

“É uma honra perceber que o Tocantins se apresenta como um estado promissor. Não à toa, estes dois empresários escolheram a região do Bico do Papagaio para investir”, disse.

O secretário ainda afirmou que o Governo do Estado vem adotando medidas de desburocratização dos processos de incentivos fiscais – respeitando as prerrogativas da Administração Pública -, o que garante celeridade das concessões. Além disso, Tom Lyra apresentou aos empresários os resultados positivos relacionados ao número de empresas que estão vindo para o estado, a exemplo da MSB Minerações, recém-chegada na cidade de Goianorte.

Outro fator de destaque está relacionado à localização estratégica. Para Evandro Watanabe, o potencial logístico do Tocantins garante redução de custos e, consequentemente, maior lucratividade.

“A dinâmica do mercado precisa levar em conta, principalmente, o envio de cargas. Acreditando nessa vantagem, escolhemos sediar uma de nossas indústrias na cidade de Aguiarnópolis”, observou.

Com atividade produtiva em franca expansão, o Grupo Americano atende os mercados da região Norte e Nordeste e exporta para países como Japão e Tailândia.

Para Gilmar Gonçalves, fundador da Agronorte, indústria especializada no ramo de nutrição animal, a visita ao secretário tem muita importância, principalmente no que diz respeito aos investimentos na região. “Nós acreditamos muito no Estado do Tocantins”, pontuou o empresário.

Ele também acrescentou que a iniciativa privada e o setor público devem caminhar lado a lado para movimentar, ainda mais, a cadeia produtiva e garantir, dessa forma, o bem-estar social da população.

Também participou da reunião Jaime Café, secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).