A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas informou que vai realizar testagem rápida dos feirantes e visitantes que estiverem na Feira da 304 Sul nesta terça-feira (2). Segundo o município, a expectativa é examinar pelo menos 500 pessoas no local para tentar identificar possíveis infectados pelo coronavírus.

A testagem também deverá ser realizada em outras feiras da capital ao longo desta semana. A Semus informou que o objetivo é realizar a busca ativa para detecção vírus para que os diagnosticados iniciem o tratamento e o isolamento domiciliar, evitando a transmissão do coronavírus.

Os testes de Covid-19 também estão disponíveis nas 34 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas. Quem apresentar algum sintoma da doença pode procurar os locais de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e agendar a realização do exame.

Durante os finais de semana e feriados, o paciente pode procurar uma das quatro unidades sentinelas da capital:

Arne 61 (503 Norte), localizada no Arno 61,

Eugênio Pinheiro localizada no Aureny I,

Taquari

Walter Pereira Morato, em Taquaruçu – funciona 24 horas.

Atendimento

De acordo com a Atenção Primária, é realizada a avaliação do paciente que apresenta sintomas como febre, tosse, perda do olfato ou paladar, dificuldade respiratória, entre outros.

No primeiro atendimento o paciente é atendido por um enfermeiro ou médico e faz o agendamento do exame da Covid-19. A data da coleta é marcada de acordo com o início dos sintomas.

Se a pessoa estiver a partir do 8° dia de sintoma o exame poderá no momento da consulta. O resultado é entregue após 15 minutos da coleta do material.

Após o primeiro atendimento o paciente também recebe um termo de isolamento para o período necessário.

Os exames para detecção da doença realizados no município são teste rápido e RT-PCR (Swab), que pode ser feito entre o 3º e o 7º dia do início dos sintomas. A partir do 8º dia a recomendação é a realização do teste sorológico, através de punção capilar, que também é feito em todas as Unidades de Saúde do município.

As informações são do  G1 Tocantins.