O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) entregou nesta quarta-feira, 11, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) à Defesa Civil Estadual. A entrega ocorreu na sede da Semarh e teve como objetivo implementar e fortalecer a prevenção e o combate às queimadas e incêndios florestais no Tocantins, durante o período de estiagem.

Os EPIs entregues somam 200 óculos de proteção – ampla visão, 200 pares de luvas de vaqueta tipo petroleira e 110 unidades de balaclava, isto é, capuz de proteção para cabeça e pescoço, que serão usados pelos Bombeiros Militar do Tocantins e pelos brigadistas contratados, que nessa época do ano são fundamentais na prevenção e combate aos focos de calor.

A titular da Semarh, Miyuki Hyashida, destacou a importância de repassar à Defesa Civil os equipamentos de proteção. A gestora disse que somente através de parcerias será possível tirar o Tocantins do ranking das queimadas. “Estamos nessa ação juntamente com o Comitê do Fogo e seus parceiros que muito nos auxilia. Juntos estamos seguindo a orientação do governador Mauro Carlesse no sentido de reduzir drasticamente o fogo no Tocantins”, afirmou.

A Gestora também ressaltou a parceria com o Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo – Cemaf/UFT – Universidade Federal do Tocantins, que elabora relatórios de áreas queimadas nas Unidades de Conservação (Ucs) do Estado, cicatriz de queimadas ao longo dos anos, além de produzir estudos sobre focos de incêndios.

O Tenente-Coronel Erisvaldo Alves, Superintendente da Defesa Civil Estadual, esteve na Semarh juntamente com parte da equipe, quando enfatizou a importância da doação dos equipamentos de proteção. “Cada bombeiro, cada brigadista terá mais segurança no combate em campo. Esses EPIs são fundamentais nas ações durante o período de falta de chuvas. Nessa época do ano além de monitoramento e combate, é essencial a proteção do nosso efetivo”.

Além dos EPIs entregues nesta quarta-feira, 11, a Semarh realizou processo licitatório e adquiriu EPIs no valor de R$ 21,9 mil, oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH).

A compra de equipamentos de segurança e a contratação de brigadistas foram possíveis após assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED), através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos entre a Semarh e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins no valor de R$ 1.300.000,00.