Começa nesta segunda-feira (6) uma série de atividades voltadas à prevenção e o controle da leishmanionse, popularmente conhecida como calazar. A Semana Nacional de Controle e Combate à doença segue até a próxima sexta-feira (10). Em Palmas, serão feitas palestras em escolas e testes rápidos em cães.

Nesta segunda-feira, os técnicos da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses estarão na Escola Municipal Paulo Freire, na Arno 32 realizando atividades com os alunos do 5º ano. Os estudantes aprenderão mais sobre a leishmaniose por meio de vídeo, palestra, jogos e brincadeiras sobre o tema.

Na terça-feira (7), às 9h, analistas da Secretaria Estadual da Saúde vão trabalhar o tema com os estudantes do Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros Professora Margarida Lemos, no setor Lago Sul.

Já na quarta-feira (8) às 9h, as atividades serão realizadas no estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto. No local serão feitos testes rápidos em cães e explicações sobre a doença ao público. Na quinta (9), essas mesmas atividades serão realizadas no Parque dos Povos Indígenas.

A programação termina na sexta (10), no auditório do Anexo I da Sesau, com o lançamento do curso “8 Toques para a Leishmaniose” que será oferecido pelo Governo do Estado aos médicos da rede municipal.

Doença e sintomas

Leishmaniose visceral ou calazar é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui. Nas cidades a transmissão se dá comumente por causa do grande número de cachorros.

Os sintomas no animal são queda de pelos, unhas grandes, feridas no focinho e nas orelhas, emagrecimento, fraqueza e lacrimejamento.

No homem são febre prolongada, fraqueza, emagrecimento, barriga inchada devido ao aumento do baço e do fígado, falta de apetite, palidez e diarreia.

Se perceber estes sintomas em algum cão a orientação é procurar o CCZ através do telefone (63) 3218- 5561. Se o paciente for humano procure uma unidade de saúde.

Programação

Segunda-feira – Das 9 às 11h

Atividades com os estudantes do 5º ano da Escola Municipal Paulo Freire (Arno 32)

Terça-feira – Das 9 às 11h

Atividades com alunos do Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros Professora Margarida Lemos (Lago Sul)

Atividade com os educadores da Escola Municipal Paulo Freire (Arno 32)

Quarta-feira – Das 17 às 22h

Ações voltadas ao público como teste rápido – Ginásio Ayrton Senna

Quinta-feira – Das 17 às 22h

Ações voltadas ao público como teste rápido – Parque dos Povos Indígenas

Sexta – às 8h

Lançamento do curso “8 Toques para a Leishmaniose” que será oferecido pelo Governo do Estado aos médicos da rede municipal – Anexo 1 da Secretaria Estadual de Saúde (auditório)

Vivência técnica de uma universidade na UVCZ, com apresentação dos setores e palestras