As ruas da cidade de Abreulândia ficaram mais bonitas com a pintura de meios-fios feita por seis detentos da Unidade Penal de Paraíso do Tocantins.

A iniciativa é fruto do programa Reeduca Tocantins que visa a reinserção social de pessoas em privação de liberdade por meio do trabalho.

O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes Alves, disse que o programa está à disposição dos municípios tocantinenses. “O Reeduca está em consonância com a Lei de Execução Penal (LEP) para a prestação de serviços à sociedade Tocantinense e às prefeituras desenvolvendo ações de apoio”, destacou.

O diretor da Unidade Penal de Paraíso, Leandro Oliveira de Sá, também destacou a importância do trabalho dos detentos. “É o maior possibilitador de novas oportunidades, que para alguns indivíduos é a primeira ocupação produtiva. Entendemos que a ressocialização está diretamente ligada ao trabalho e à disciplina, e para a sociedade é um retorno que pode trazer nova visão sobre o indivíduo que foi privado de liberdade”, destacou.

O detento J.S.B participa do programa e destacou a importância de ações como essa. “Quando entramos no Sistema não pensamos que ainda poderia existir outra chance, mas o trabalho traz uma esperança de que após a liberdade podemos ter uma vida melhor”, disse.

Para o prefeito de Abreulândia, Manoel Moura, a parceria chegou em um momento significativo para o Município. “Queremos parabenizar a Seciju, por meio da Unidade Penal de Paraíso pela cooperação junto à prefeitura em um momento tão importante, quando a cidade vai comemorar seu aniversário no dia primeiro de maio”, comentou o prefeito.

Por AF Notícias