A 3ª Relatoria do do Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu uma recomendação para cobrar melhoria da atuação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) no Parque Estadual do Jalapão. O documento é do conselheiro Wagner Praxedes. “A presença estatal existe no local, contudo, sugerimos a verificação da possibilidade de torná-la mais efetiva”, avalia.

Sinalização mais destacada

Uma das observações na recomendação é quanto a sinalização dos pontos turísticos. De acordo com o documento, é importante aumentar a sinalização dos atrativos, considerando a importância da indicação de direções e nomes dos locais nos idiomas português e inglês, considerando a constante presença de turistas estrangeiros no local.

Prainha do Rio Novo e Cachoeira da Formiga com acessos deteriorados

A Prainha do Rio Novo foi um local destacado na recomendação. É citado que a escada de acesso ao local está em estado deteriorado. Outro ponto levantado é o acesso à cachoeira do Formiga que, por ser uma área privada,  Wagner Praxedes sugere ao Naturatins que verifique a possibilidade de fazer gestão junto ao proprietário para que promova melhorias nas condições de acesso e atendimento ao público e cita que a escada que leva até o local está deteriorada.

Desmatamento em área próxima de cachoeira

Outra observação feita no documento é que há desmatamento de uma área muito próxima da cachoeira, que está sendo utilizada para camping, a qual merece uma verificação para ver se a retirada da mata nativa não contrariou as normas ambientais.