A partir de agora, viajantes em geral e amantes da pesca esportiva e da observação de aves terão acesso detalhado às informações turísticas sobre o Tocantins. A  Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) lançou o Guia da Pesca Esportiva, o Guia Prático de Observações de Aves, o portal do Observatório do Turismo e o site promocional do Estado.

O lançamento oficial ocorreu no Gabinete do Governador, no Palácio Araguaia, aproveitando duas datas importantes marcadas no calendário do setor, o Dia Nacional do Turismo (8 de maio) e o Dia Nacional do Guia de Turismo (10 de maio). Na ocasião, também ocorreu a entrega simbólica das carteiras dos condutores de pesca esportiva e de observação de aves do Estado.

Observatório

A iniciativa tem como objetivo sistematizar o retrato da economia do turismo regional, dividido por segmentos e atividades, e facilitará o planejamento e gestão pública e privada da atividade turística. A plataforma foi elaborada a partir das melhores práticas nacionais e internacionais de observatórios do setor, reunindo estudos, boletins, notícias e informações relativas ao turismo.

Desenvolvido com recursos do Banco Mundial, via Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), o Observatório do Turismo reúne dados coletados por meio de instituições públicas e privadas. O site observatorio.turismo.to.gov.br terá alimentação constante.

“A partir de agora, contaremos com uma base sólida de informações para o monitoramento estratégico e sistemático da atividade turística no Estado do Tocantins”, comemora o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

“Esta é uma iniciativa fundamental para nós, tudo que é relacionado ao turismo, mesmo estando na pandemia, deve ser preparado para o futuro”, ressalta o governador Mauro Carlesse, ao lembrar que os guias e sites apresentados são uma alternativa para os turistas, e colaboram com o fortalecimento da economia local. “O Estado tem muita coisa a ser apresentada”, enfatiza.

Site promocional

A atualização do site promocional de Turismo do Estado (turismo.to.gov.br), foi realizada pela equipe de Comunicação da Adetuc, com apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Turismo. Além de renovar as informações das sete regiões turísticas (Bico do Papagaio, Encantos do Jalapão, Ilha do Bananal, Praias e Lagos do Cantão, Serras e Lago, Serras Gerais e Vale dos Grandes Rios) e seus municípios que compõem o Mapa do Turismo, o site ampliou o leque de informações adicionais sobre a história do Estado, sua cultura, economia criativa, eventos e negócios. O site não era alimentado deesde a gestão anterior.

Pesca esportiva

O Guia de Pesca Esportiva é fruto de trabalho realizado ao longo de um ano, com recursos do Banco Mundial, através do projeto “Plano Operacional de Desenvolvimento da Pesca Esportiva no Estado do Tocantins”.

Além do guia impresso, o projeto envolveu mapeamento, famtour com empresas e jornalistas especializados e oficinas de capacitação dos condutores, que agora estarão credenciados a atuar com as carteirinhas emitidas pela Adetuc, conforme portaria conjunta com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Observação de aves

O Brasil é um dos países com maior diversidade de aves do mundo, com cerca de 1.670 espécies. Somente o cerrado possui 837 espécies, além de representar a segunda maior região ecológica do Brasil, cobrindo 20% do seu território. Neste cenário, o Turismo de Observação de Aves ou Birdwatching, é uma das apostas do Governo do Estado para atrair visitantes com perfil de interesse em áreas propícias ao isolamento social.

O projeto também foi desenvolvido com recursos do PDRIS e envolveu mapeamento de áreas e espécies, oficinas de qualificação de condutores, que também receberão suas carteirinhas, além da elaboração do Guia Prático de Observações de Aves do Estado do Tocantins.

“A importância dos guias está em ampliar a experiência do turista no destino. Além disso, o condutor poderá ajustar o seu roteiro a partir dos seus conhecimentos e das informações técnicas, caso seja necessário”, explica a superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares.

Por AF Notícias