O Governo do Tocantins decidiu contrariar a recomendação do Ministério da Saúde e destinar as vacinas das Janssen aos municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi.

Inicialmente as doses seriam destinadas apenas a Palmas, seguindo a orientação do Governo federal.

De acordo com nota enviada pela Secretaria da Saúde, o estado deve receber 10.250 doses. A destinação das doses aos três municípios foi determinada pelo Governador Mauro Carlesse.

A SES disse que ainda aguarda nota técnica com as orientações do MS para delimitar o público beneficiado pelas doses. A pasta explicou que os estados têm autonomia para decidir quais municípios devem receber os imunizantes e que a distribuição se dará de maneira proporcional ao público alvo.

A primeira remessa dos imunizantes da Janssen comprados pelo Ministério da Saúde chegou ao Brasil nesta terça-feira, 22. Em decorrência da necessidade de agilidade na aplicação das doses, que tinha prazo de validade inicial determinado para o dia 27, o Ministério da Saúde recomendou que a doses fossem encaminhadas apenas às Capitais.

A previsão é de que o imunizante chegue ao estado durante o final de semana.

Veja a nota na íntegra

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o Ministério da Saúde (MS) anunciou o envio de 10.250 doses da Janssen para o Tocantins, mas a Pasta ainda aguarda a nota técnica, com orientações sobre data da chegada das doses e o público a ser vacinado.

A SES destaca que a Câmara Técnica de Imunização do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) deu autonomia aos Estados para decidirem em quais municípios aplicar os referidos imunizantes. Diante disso, o governador Mauro Carlesse determinou que as doses sejam distribuídas entre Palmas, Araguaína e Gurupi.

A SES enfatiza que a distribuição se dará de forma proporcional ao público alvo, determinado pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO), o qual toma por base a população dos municípios e, também, os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Palmas, 23 de junho de 2021

Secretaria de Estado da Saúde

Governo do Tocantins