O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), tem buscado parcerias para fomentar e fortalecer ainda mais o Agro no Estado. O  titular das duas pastas, Thiago Dourado, acompanhado de uma equipe estratégica, participou de uma reunião com o reitor da Unitins, Augusto de Rezende Campos, e representantes para formalizar uma parceria voltada para o desenvolvimento da pesquisa de campo e fortalecimento das cadeias produtivas no Estado.

A reunião, via webconferência, é a primeira articulação para formalização de um termo de cooperação técnica entre as instituições do Governo. Com bastante interesse, gestores defendem a linha estratégica de priorizar cadeias produtivas específicas, com capacidade de execução e foco nos resultados.

Para o gestor Thiago Dourado, a parceria envolvendo conhecimentos acadêmicos e de campo, por meio da equipe técnica do Ruraltins, vai otimizar os trabalhos e customizar os recursos destinados à pesquisa, envolvendo acadêmicos, professores e técnicos do órgão rural. “A proposta é trabalharmos juntos, compartilhando conhecimentos, estrutura física e equipe técnica, otimizando o nosso trabalho e os resultados que vamos entregar”, frisou o gestor.

O reitor Augusto de Rezende Campos também reforçou a importância dessa parceria. “Nós temos condições e precisamos retomar essa conversar. O Agro e a Tecnologia são prioridades da Unitins, não tem como a instituição ficar de fora desse projeto, o Agro é o carro-chefe do Tocantins, o interesse existe e é necessário fortalecer os resultados do Estado”, reforçou o reitor.

Para o próximo passo na formalização da parceria, ficou acordada uma visita técnica às instalações da Unitins Agro, na Agrotins, para a próxima quinta-feira, 27.

Também participaram da reunião o vice-presidente do Ruraltins, José Aníbal Lamattina; os diretores do Ruraltins, de Pesquisa e Inovação, Kin Gomides; e de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves Vaz; e da Unitins, o diretor do Núcleo de Inovações Tecnológicas, Silvano Malfatti; e a professora doutora Leda Veronica Benevides Dantas Silva, que responde pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.