O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em ação conjunta com instituições parceiras realizou a primeira blitz educativa para sensibilização da população sobre as novas regras do período de defeso da Piracema no Estado. A estimativa é que cerca de 830 veículos foram abordados em Palmas, Araguaína e Gurupi. 

Proibições

O período de defeso da Piracema do Tocantins está em vigência desde o dia 1º de novembro e segue  até o dia 28 de fevereiro de 2022. Neste intervalo está proibido o exercício da pesca em todas as suas modalidades, nos rios, lagos ou qualquer outro curso hídrico existente no Estado. Também permanecem vedados, o transporte, a comercialização, o beneficiamento e a industrialização de espécimes provenientes da pesca.

Permitida a comercialização de peixes de pisciculturas licenciadas e pesca esportiva

Contudo, a Portaria do Naturatins mantém liberados a despesca, o transporte e a comercialização das espécies provenientes de pisciculturas licenciadas pelos órgãos ambientais competentes. Outra novidade é a permissão para o exercício da pesca amadora esportiva na modalidade “Pesque e Solte”, com uso de anzol sem fisga e o porte da carteira de pesca amadora, emitida pelo Naturatins.

Renovação dos estoques pesqueiros

Gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José Neto explica a medida. “A proibição tem o objetivo de garantir a renovação dos estoques pesqueiros e evitar a extinção de algumas espécies. É importante também que o cidadão não pratique a pesca, nesse período, para evitar multas, a perda do material e até mesmo problemas com a justiça. Foram abordados em média 830 veículos durante as blitzen”, reitera