O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou 21 novos casos de Covid-19. No documento, Palmas aparecia com seis novos casos, mas após a divulgação a capital confirmou o diagnóstico para mais dois pacientes. Com isso, o estado chega ao total de 139 casos positivos desde o começo da pandemia. A terceira morte pela doença também foi confirmada durante o dia.

Araguaína, no norte do Tocantins, registrou nove casos de Covid-19 nesta quarta-feira (28). São quatro homens com idades de 30, 32, 49 e 22 anos, e cinco casos em mulheres com 46, 19, 24, 35 e 70 anos. Já  tinham sido 17 confirmações na cidade. Ao todo são 55 pessoas infectadas.

Em Palmas foram seis novos casos durante o dia. São três homens, idades de 21, 37 e 81 anos, e mais três caso do sexo feminino, em pacientes com 43, 62 e 37 anos. Ao todo são 54 casos na cidade. Os outros dois casos não tiveram as idades específicas divulgadas pela prefeitura.

Em Gurupi, no sul do estado, foram dois casos confirmados. Um dos pacientes é uma técnica de enfermagem de 44 anos que teve contato com casos suspeitos. O outro paciente é um homem de 28 anos. Os dois apresentam sintomas leves e estão em isolamento domiciliar.

Três novas cidades registraram os primeiros casos de Covid-19: Axixá do Tocantins, Bandeirantes e Nova Olinda.

Em Axixá do Tocantins, no Bico do Papagaio, um homem de 32 testou positivo. O paciente não tem histórico de viagem e está em isolamento domiciliar. Outro caso foi confirmado em um homem de 26 que mora em Bandeirantes do Tocantins, na região norte do estado. O caso de Nova Olinda é de um homem de 37 anos que está internado no Hospital Regional de Araguaína (HRA).

Paraíso do Tocantins, na região central do estado, também confirmou um novo caso da doença. O paciente tem entre 30 e 40 anos e fez viagem recente.

Segundo a secretaria estadual, nesta quarta-feira (29) o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) realizou 68 exames com 18 amostras positivas. Todos em isolamento domiciliar, com exceção do paciente de Nova Olinda. Outras três confirmações ocorreram por meio de testes rápidos.

Um outro caso foi diagnosticado pelo Lacen em um homem de 50 anos, mas a notificação dele será feita no estado de Goiás.

Atualmente, o Tocantins contabiliza três óbitos, 26 casos recuperados, 108 em isolamento domiciliar e 13 internados, sendo dez em hospital público e três em hospital privado.

Terceira morte

Também  foi registrada a terceira morte por coronavírus no estado. A vítima foi o caminhoneiro tocantinense Valdir Conceição Teles, de 52 anos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ele morreu após dar entrada no Hospital Geral de Palmas (HGP). O paciente morava na capital.

A SES informou que o homem era diabético e havia viajado recentemente ao Maranhão. Ele foi internado no último domingo (26) no HGP com os sintomas da doença e não resistiu.

Veja os números da Covid-19 no estado:

Palmas – 56 casos

Araguaína – 55 casos

Guaraí – sete casos

Couto Magalhães – três casos

Dianópolis – um caso

Gurupi – três casos

Cariri do Tocantins – um caso

Paraíso do Tocantins – dois casos

Tocantinópolis – um caso

Sítio Novo do Tocantins – um caso

Augustinópolis – um caso

São Miguel do Tocantins – dois casos

Tabocão – um caso

Porto Nacional – um caso

Wanderlândia – um caso

Bandeirantes do Tocantins – um caso

Axixá do Tocantins – um caso

Nova Olinda – um caso

Os casos positivos registrados nos municípios são enviados para uma central estadual em Palmas. Os dados do boletim são atualizados diariamente.

As informações são do  no G1 Tocantins.