Divisas territoriais, ações de prevenção à peste suína e data do vazio sanitário são alguns dos assuntos que serão discutidos no primeiro Encontro Estadual de Eecretários da Agricultura do Matopiba. O encontro será realizado nesta terça-feira, 15, a partir das 9 horas, na sede secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

O encontro é uma iniciativa do secretário da Seagro, César Halum, e conta com a presença do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Lucas Teixeira Costa; da secretária adjunta de Agricultura e Pecuária do Maranhão, Andreia Amorim; além de representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

 O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Renato Jaime, também estará presente. A secretária estadual do Agronegócio e Empreendedorismo Rural do Piauí, Simone Araújo, não poderá participar, mas já agendou reunião com o secretário César Halum.

“O Matopiba representa a nova fronteira agrícola brasileira. Juntos, possuímos mais de 14 milhões de hectares de áreas legalmente atribuídas, respondendo por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras”, detalhou o secretário da Seagro, acrescentando que o momento é oportuno para fortalecer as parcerias e cooperações entre as secretarias de Agricultura. Ele adiantou ainda que durante o encontro será assinado um protocolo de intenções entre os secretários para instituição de termo de cooperação técnica.