Para Kenya Consceição, supervisora de atração e seleção, da VLI, companhia de soluções logísticas, responsável por dois terminais multimodais no Estado (Palmeirante e Porto Nacional), o trabalho voluntário pode fazer a diferença na contratação. “As pessoas que são voluntárias desenvolvem habilidades importantes para o mundo corporativo, como trabalho em equipe, flexibilidade, capacidade de adaptação, como também criatividade para a solução de problemas. Todos esses pontos favorecem a evolução profissional e são bem vistos pelas empresas”, explica.

Na companhia, através da VLI Solidária, os profissionais atuam em atividades nas comunidades próximas às operações da empresa. Os participantes estão divididos em três grupos com atuação em Porto Nacional, Palmeirante e Araguaína.

Jordanna Barreira Lustosa, supervisora de gestão integrada da VLI, integra o time de voluntários de Porto Nacional e destaca que ajudar os outros é uma grande alegria. “Acredito no poder transformador desse tipo de ação. Tenho a consciência que não posso resolver todos os problemas do mundo, mas sei que a minha contribuição faz uma diferença na vida dos que precisam”, ressalta.

A supervisora lembra que, em todos esses anos, diversas ações a marcaram, mas uma, em especial, fez a diferença. “Em dezembro de 2018, entregamos na escola Eulina Braga, em Luzimangues, um parquinho ecológico para 200 crianças, a gratidão dos pequenos e a festa que eles fizeram trouxeram um grande ensinamento sobre a importância da empatia”, recorda.

Voluntariado

Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 7 milhões de pessoas realizaram trabalho voluntário no País.  Desse total, 90,7%, o fazem por meio de empresas, organizações ou instituições.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.