A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está oferecendo 49 vagas para interessados em fazer mestrado e doutorado em Letras, no campus de Araguaína. O edital já foi lançado. Veja aqui.

As inscrições começam no dia 1º de fevereiro de 2021 e seguem até 12 de março. A taxa é de R$ 100. Para isso, o estudante deve enviar para o email (selecaoppgl.uft.araguaina@gmail.com) os documentos elencados no edital, como por exemplo, a ficha de inscrição; o link do currículo lattes; projeto de pesquisa; cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso superior e cópia do diploma de Mestrado, para quem for concorrer ao doutorado.

Serão oferecidas 20 vagas para o mestrado e 29 vagas para o doutorado. Do total de vagas, quatro serão destinadas para o sistema de cotas de ações afirmativas para pretos, pardos, surdos e indígenas. Caso não sejam preenchidas, as vagas serão destinadas para os candidatos de livre concorrência.

A avaliação será dividida em quatro etapas: Prova de suficiência de leitura em língua estrangeira; prova teórica; arguição do projeto de pesquisa e análise de currículo. Cada uma delas vale 10 pontos.

O resultado final deve ser homologado até o dia 28 de maio do ano que vem. Já as matrículas devem ser realizadas de 05 a 09 de julho.

O programa de pós-graduação em Letras tem definida uma única área de concentração: Ensino e Formação de Professores de Línguas e de Literatura. Essa área desdobra-se em quatro linhas de pesquisa:

Teoria, análise linguística e diversidade cultural em contexto de formação;

Ensino de literatura e letramento literário;

Práticas discursivas em contextos de formação;

Linguística Aplicada a contextos de formação.

As informações são do  G1 Tocantins.