A Universidade Federal do Tocantins lançou o edital  de um programa de inclusão digital para que as aulas possam ser retomadas de forma virtual pela universidade. A ideia é conceder auxílio financeiro para estudantes de baixa renda. O dinheiro seria usado para compra de notebooks e tablets ou para a aquisição de pacotes de dados para o acesso à internet.

As inscrições para os interessados em participar começam em setembro e serão feitas pelo site da UFT. A seleção dos estudantes vai levar em conta o índice de vulnerabilidade socioeconômica. Entre as exigências para participar estão já ter tido a própria situação avaliada pelo Cadastro Único de Bolsas e Auxílios (CUBO) e também não estar com a matrícula trancada.

O número de estudantes que vai ser beneficiado e o valor de cada bolsa só será divulgado quando a UFT já tiver recebido as inscrições e tiver um cenário mais claro de quantos estudantes vão precisar do benefício para viabilizar a retomada. Não será permitida a participação de quem é cadastrado como Aluno Especial de Graduação, Intercâmbio Internacional e em cursos de graduação do Programa de Formação de Professores (Parfor).

As aulas na UFT estão suspensas desde março por causa da pandemia do novo coronavírus. Não foram divulgadas datas para a retomada.

As informações são do  G1 Tocantins.