Em Palmas, quem apresentar os sintomas da Covid-19 poderá procurar uma das 34 Unidades de Saúde da Família (USFs) para realizar a testagem rápida, que poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Aos finais de semana e feriados, o paciente poderá procurar uma das quatro unidades sentinelas da Capital, que estão localizadas na Arno 61 (503 Norte), no Aureny I, no Jardim Taquari e em Taquaruçu. Além destes locais, a Semus também oferece outros pontos de testes para comunidade de referência que ficam em Taquaruçu Grande, na Arso 41 (403 Sul) e na ASR-SE 75 (712 Sul).

Antes de realizar a testagem, o paciente deverá passar por uma triagem feita por um profissional de saúde (enfermeiro ou médico) e só depois é agendado o exame da Covid-19 em das uma das unidades coletoras. Caso a pessoa já esteja com oito dias de sintoma, o exame poderá ser realizado na própria USF no momento da consulta. Neste caso, o resultado será entregue após 15 minutos de coleta do material. Em outros casos, o agendamento do paciente é realizado de acordo com a data de início de sintomas declarados pela pessoa.

De acordo com a Atenção Primária da Semus, na Unidade de Saúde é realizada a avaliação do paciente com a identificação dos sintomas: febre, tosse, perda do olfato ou paladar, dificuldade respiratória, entre outros, além da emissão do termo de isolamento pelo período preconizado.

Os exames para detecção da doença realizados no município são o sorológico e RT-PCR (Swab). Este último pode ser feito entre o 3º e o 7º dia do início dos sintomas. No entanto, a partir do 8º dia, recomenda-se a realização do teste sorológico, através de punção capilar, que pode ser realizado em todas as unidades de Saúde do Município.

A Semus reforça a importância do isolamento social do caso suspeito e/ou confirmado, dos contatos próximos e intradomiciliares. “Destacamos que os pacientes moderados e graves recebem o primeiro atendimento, preferencialmente, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde são estabilizados e referenciados para internação hospitalar ou Unidade de Terapia Intensiva”, ressalta a secretária Municipal da Saúde, Valéria Paranaguá.

Capacitação

A  Secretaria Municipal da Saúde realizou uma capacitação com os coordenadores das Unidades de Saúde da Família para tratar das orientações relacionadas à realização da testagem rápida da Covid-19. O encontro, realizado na sede do próprio órgão, foi conduzido pela Superintendência de Atenção Primária (Supavis), representada pela médica responsável pela regulação do exame, Katarina Fonseca.