Desde sua abertura oficial, na última quarta (28/02), a 34ª Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) tem garantido grande visibilidade aos destinos tocantinenses junto ao público europeu. O evento acontece no Parque das Nações até domingo, 3 de março, na capital lusitana.
A BTL, que é considerada uma das maiores feiras de turismo da Europa conta este ano com a participação de 75 destinos internacionais e 1.400 expositores. Apesar de aberta ao público em geral, seu foco é a geração de negócios entre os segmentos empresariais que envolvem este setor, como agências e operadoras, hotéis, companhias aéreas, seguradoras, companhias de cruzeiros, prestadores de serviços.
“É o ambiente ideal para mostrarmos as belezas naturais e o potencial turístico do Estado do Tocantins, e assim atrair investidores e visitantes”, afirma o secretário de Turismo Hercy Filho. “Com nossa presença, miramos na Europa para aumentar a captação de turistas”, aponta o gestor. Hoje, do total de turistas que conhecem o Jalapão, por exemplo, apenas 3% são originários de outros países; o desafio é elevar este percentual para 10%.
Por meio da Secretaria do Turismo (Setur), o Governo do Estado participa da BTL com estande, equipe de divulgação, uma artesã quilombola e um representante dos povos originários, posto que o mercado europeu tem interesse específico no Etnoturismo.
“O governador Wanderlei Barbosa tem uma visão clara sobre a força econômica do turismo e tem apoiado projetos que resultarão no aumento de turistas no Estado”, completa Hercy Filho, que recebeu pessoalmente a visita do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no primeiro dia do evento.
Referência: Jornal AF Notícia.