A Dubai Brasileira atrai não somente pelas paisagens e prédios luxuosos, mas por eventos e foco em empreendedorismo
Conhecida pelo turismo e belas paisagens naturais, Balneário Camboriú já foi eleita melhor município do estado e um dos melhores do país para se viver, com qualidade de vida e bem-estar. Mas o município do litoral Norte se destaca quando o assunto é robustez econômica com desenvolvimento.
O município deu um grande passo em direção a um melhor cenário urbanístico e revitalizou totalmente sua orla, com um projeto ambicioso de alargamento de areia que valoriza sua atratividade e torna a “Dubai brasileira”, com seus arranha-céus, um dos principais destinos turísticos do Sul. A cidade litorânea possui o metro quadrado mais caro e um dos mercados imobiliários mais dinâmicos de todo o país.
O município lidera o ranking catarinense de empreendedorismo, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sendo que o número de habitantes que empreendem no município corresponde a 23,61%. Assim, o município lidera o ranking dos 15 maiores municípios empreendedores do Estado, conforme levantamento realizado pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC.
De acordo com a prefeitura, entre os motivos para o patamar avançado estão a desburocratização, a facilidade na abertura de novos negócios e o estímulo ao empreendedorismo. O foco do setor público nos últimos anos vem sendo ampliar o número de novos negócios, gerando emprego e renda. As ações para fomento de novos negócios e aquecimento da economia vêm impulsionando a atividade econômica, como demonstram os dados oficiais.
O Produto Interno Bruto (PIB) per capita apresenta altas contínuas desde 2016, quando era de R$37.438, atingindo R$49.301 em 2021, último dado apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Outro salto foi do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, que foi de 0,777 em 2000 para 0,845 em 2020 – o quarto melhor do país. O IDH compara indicadores além da riqueza, incluindo alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros.
Verticalização com aumento populacional
A população da cidade de Balneário Camboriú (SC) atingiu 139.155 pessoas no Censo de 2022, conforme divulgado no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado representa um crescimento de 31.066 pessoas desde o Censo de 2010.
Durante a temporada de verão, no entanto, a população aumenta em torno de 14 vezes, com pico normalmente na virada do ano. No maior Réveillon da história de Balneário Camboriú, mais de um milhão de pessoas marcaram presença nas areias da Praia Central para assistir ao show de drones e à queima de fogos.
Com uma área de 45,214 quilômetros quadrados, o adensamento populacional só foi possível devido à verticalização. A densidade demográfica é de 3.077,70 habitantes por quilômetro quadrado, contra um indicador de 796,05 de Florianópolis. Apesar de ter mais habitantes por área que a capital catarinense, o indicador é menos da metade do registrado em São Paulo, com 7.528,26 habitantes por quilômetro quadrado.
Mercado imobiliário aquecido
Com a necessidade de expandir a oferta de imóveis residenciais, o município se voltou para empreendimentos de padrão cada vez mais diferenciados, o que vem impulsionando a expansão dos preços – os mais caros de todo o país.
Famosa também pela verticalização de seus imóveis, a valorização dos imóveis residenciais vem ganhando destaque. Os apartamentos do município estão cada vez mais luxuosos – e ainda mais altos, atraindo craques do futebol, de outros esportes e mega investidores.
Os dois edifícios mais altos do município são o One Tower, com 290 metros de altura, além do Yachthouse, com 281 metros. E os novos, que ainda estão em fase de construção, serão ainda maiores.
Dubai brasileira fomenta o turismo e geração de empregos
Balneário Camboriú é a Capital Catarinense do Turismo, com rota de cruzeiros, dez praias, além de atrativos turísticos como o Pontal Norte, Molhe da Barra Sul, Parque Natural Municipal Raimundo Gonzalez Malta, Cristo Luz, Morro do Careca e Parque Unipraias. Bares, restaurantes, baladas e comércio varejista também movimentam a economia local – e a prefeitura quer atrair as atenções para o setor de eventos, sejam eles esportivos, de lazer ou corporativos.
No ano passado, o município registrou 44,883 mil admissões e 43,678 desligamentos, resultando em um saldo líquido positivo de 1,160 mil vagas de trabalho formais, de acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho.
A rede hoteleira do município é composta por 25 mil leitos e costuma demandar mais profissionais para trabalhar em suas operações, principalmente na temporada de verão. Colaboradores, no entanto, tendem a migrar para outros municípios para suas residências, com preços mais competitivos para alugueis de apartamentos mais modestos ou quitinetes. A Prefeitura de Balneário Camboriú tem realizado cursos à população para fomentar a qualificação e proporcionar o preenchimento das vagas disponíveis. A Prefeitura, por meio do Sistema Municipal de Empregos (SIME), divulgou na última semana 500 vagas de emprego na região – que ainda podem ser preenchidas a depender da qualificação.
Publicado no jornal da globo