Destino ainda pouco conhecido até mesmo pelos que moram nessa parte do Brasil, Lajeado, município localizado a 60 km de Palmas, foi rota turísticas para um grupo de empresários nesta segunda-feira (08/04). A ação, promovida pelo Sebrae Tocantins e Prefeitura de Lajeado, por meio do projeto Lajeado + Turismo, tem o objetivo de divulgar os roteiros prontos para venda aos turistas.
Entre os passeios por meio de trilhas, cachoeiras, grutas e cavernas, o roteiro Serra do Lajeado/Pedreira abrange um território de aproximadamente 30 km de extensão. O passeio tem início no Morro do Leão, um fenômeno natural em formato de pedra que se assemelha ao formato do animal.
Logo depois o destino segue para o Sítio Arqueológico Catitu. Nesta parte da rota é possível ver pinturas rupestres em paredões expostos em meio ao cerrado. Luíz Canário, proprietário do local, conta que a visita ao local custa R$ 40,00 por pessoa e a proposta do lugar é encantar os visitantes pelos mistérios do que é exposto nos desenhos. “Temos pinturas que representam uma família, uma caça, um ritual, ou seja, é muita coisa para observar e viajar na história por meio dessas figuras”, enfatiza.
Após essa visita, o grupo seguiu para o Recanto das Cachoeiras e Gruta do Kael, os destinos encantaram o público pela beleza das águas que transbordam em meio às pedras localizadas em morros ainda pouco explorados pelos turistas. “Eu moro há 28 anos em Lajeado e não sabia que o município tinha lugares tão bonitos. Já vi algumas vezes por foto, mas nada se compara ao que vivenciei hoje pessoalmente. É mesmo com as limitações da minha idade, nada foi empecilho para que eu fizesse essas trilhas”, relatou a empresária Antonia Dalvina de Oliveira Santos, 68 anos.
Publicado em AF Notícias.