Em meio aos artistas profissionais recepcionados pela 11ª edição do Festival de Circo de Taquaruçu, a programação neste ano apresentou novos artistas circenses formados pelo projeto Circo Social, do Circo Os Kaco.
Com malabares, lira, rola a rola, palhaçaria, tecido em gota e muito mais, crianças e adolescentes da própria comunidade de Taquaruçu deram um show no picadeiro da Praça Joaquim Maracaípe.
Um desses artistas foi o jovem estudante Benjamin Borges de Carvalho, de nove anos. “Eu aprendi muito com o circo desde o tecido acrobático até a bolha de sabão. Já sei bastante, mas ainda tenho que aprender mais sobre o malabarismo para quem sabe um dia ser um grande artista”, disse o menino.
Presente na plateia do espetáculo Taquarucirco, a advogada Diane Santana se encantou com o que viu. “É mais do que um espetáculo lindo e de muito entretenimento. É uma mostra que tem toda uma visão sobre o futuro desses jovens e adolescentes, de forma que eles se sintam amparados e incentivados a valorizar a arte, cultura e educação. Isso é o mais lindo”, expressou.
O projeto há 11 anos transforma a realidade de muitas crianças e adolescentes de Taquaruçu com a certificação da Universidade Federal do Tocantins. A professora universitária Daniela Rosante complementou que o projeto “Formação de Arte Educadores – Multiplicadores do Circo Social” trouxe sete módulos com professores renomados na área de Circo e Educação, contemplando 16 estudantes que tiveram a oportunidade de aprender de forma gratuita os pilares básicos da Arte- Educação, Educação Popular e Circo Social. “Estamos muito orgulhosos com o resultado”, comentou.
Festival
O picadeiro mais conhecido do Norte do País, o Festival de Circo receberá, neste ano, uma diversidade de atrações circenses como também, quadrilha junina, grupo de capoeira, oficinas, cortejos e apresentações culturais, sendo as atrações dos estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e ainda dos países Argentina e Colômbia.
FONTE: T1 Notícias