A Hemorrede do Tocantins (HEMOTO) faz um apelo sobre a necessidade de doadores de sangue para repor os estoques e manter os atendimentos a quem precisa. Por causa do uso constante, alguns tipos de sangue estão com o estoque zerado e os pacientes que precisam fazer procedimentos pedem ajuda nas redes sociais para conseguirem doações.
Esse é o caso da decoradora de festas Regislene Vitorino dos Santos Borba, de 46 anos. Ela enfrenta um problema de obstrução no fígado. Por se tratar de um tumor, ela está internada na ala de oncologia do Hospital Geral de Palmas (HGP) há 15 dias.
Para conseguir fazer uma cirurgia necessária dentro do tratamento, soube que precisaria de bolsas de sangue para o caso de alguma intercorrência na hora do procedimento. Por isso, com ajuda da filha, começou a pedir ajuda de amigos para conseguir doadores de sangue.
“O meu fígado doente não estava deixando meu corpo absorver nutrientes, então eu estou tomando nutrição parenteral e vou precisar tomar sangue antes e depois da cirurgia. Minha filha fez um informativo pedindo sangue para mim”, contou.
Felizmente, ela conseguiu a ajuda que precisava, mas ainda faz o pedido para que as pessoas que podem doar, façam a boa ação. “Meu coração ficou quentinho porque no mesmo dia eu recebi a quantidade suficiente. Mas não falei para pararem porque sei que o Hemocentro está sempre precisando”, explicou.
O servidor público estadual Nilvan Pereira de Souza, de 52 anos, está esperando pela liberação de uma cirurgia prostática há mais de duas semanas. Diante da dificuldade com o baixo estoque de sangue no Hemocentro e por orientação médica, ele também resolveu pedir ajuda para conseguir mais doadores.
Nilvan precisa de sangue tipo O+, mas o pedido vai também para quem possui outros tipos sanguíneos. “Meu cadastro já está feito no Hemocentro em Palmas. Ainda não liguei lá no Hemocentro, mas já houve algumas doações”, disse.
Assim como o servidor público, muitas pessoas precisam de bolsas de sangue para procedimentos cirúrgicos e dependem do Banco de Sangue, que constantemente se encontra com estoque em estado crítico.
Conforme Robéria Fernandes, responsável pela captação de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, mesmo com o fim das férias os doadores ainda não foram até as unidades para doar. Ela também destacou a importância da doação que salva vidas e explicou que uma bolsa de sangue pode atender até quatro pacientes.
“Pedimos que os doadores e população geral compareçam às unidades de coleta para doar, e assim atendermos as demandas das instituições hospitalares da rede pública e privada”, explicou.
Quem pode doar
Pessoas com idades entre 16 e 69 anos podem ser doadores de sangue. Entretanto, menores de idade precisam se apresentar a uma das unidades do Hemocentro no estado acompanhados de um responsável, informou a SES.
É preciso estar com a saúde em dia e seguir as orientações abaixo:
- Ter mais de 50 kg;
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas antes da doação;
- Evitar a ingestão de alimentos gordurosos até quatro horas antes de doar;
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
- Não fumar nas últimas duas horas antes de doar sangue.
Munido com documentos pessoais, o interessado em se tornar doador pode ir até uma das seis unidades da Hemorrede Tocantins para fazer a coleta. Confira os horários de atendimento:
Hemocentro Coordenador de Palmas
- Segunda-feira a sexta-feira das 7h às 18:30h;
- Sábado – das 7h às 12:30h
- Hemocentro Regional de Araguaína
- Segunda-feira a sexta-feira das 7h às 18:30h;
- Sábado – das 7h às 12:30h
- Núcleo de Hemoterapia de Gurupi
- Segunda-feira a sexta-feira das 7h às 18:30h;
- Sábado – das 7h às 12:30h
- Unidade de Coleta de Palmas – Anexo Hospital Geral de Palmas:
- Segunda-feira a sexta-feira das 7h às 18:30h
- Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional:
- Segunda-feira a sexta-feira das 7h às 18:30h;
- Sábado – das 7h às 12:30h
- Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis:
- Segunda-feira a sexta-feira das 7h às 18:30h;
- Sábado – das 7h às 12:30h
FONTE: g1 Tocantins.