O feriado de Dia do Servidor Público comemorado em 28 de outubro foi transferido para o dia 1º de novembro neste ano. A decisão é do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), que anunciou a mudança nesta quinta-feira (17).
O decreto com o ponto facultativo publicado no Diário Oficial do Estado. Conforme o governo, o objetivo é incentivar os eleitores a irem votar no 2º turno das eleições em Palmas, que será no dia 27 de outubro, um dia antes da data que comemora o dia do servidor.
Outro motivo é possibilitar que a população consiga prestar homenagens aos entes queridos no feriado de Dia de Finados, em 2 de novembro. Assim, os servidores terão folga de sexta-feira, 1ª de novembro, até o domingo, dia 3 de novembro.
A mudança foi aprovada por 86% dos servidores que participaram de uma enquete realizada nas redes sociais, segundo o governo.
Os serviços essenciais, como saúde e segurança pública, não serão afetados com o ponto facultativo e cabe aos dirigentes dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual garantir a manutenção dos atendimentos.
Fonte: G1 Tocantins.