Um grupo de artistas e produtores culturais de Palmas uniu forças para elaborar uma Carta aberta aos candidatos à Prefeitura. O documento destaca as importantes conquistas já alcançadas no cenário artístico e cultural local e apresenta recomendações essenciais para a próxima gestão que visam fortalecer e expandir a cultura na capital tocantinense.
A carta ressalta as vitórias obtidas nos últimos 35 anos de Palmas, como os programas de fomento e rede de equipamentos culturais existentes no município, enfatiza como marco cultural histórico a implantação do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho (1996) e criação da Fundação Cultural de Palmas e do Sistema Municipal de Cultura e enfatizam que, para que Palmas continue a ser um polo cultural vibrante, é fundamental que a próxima administração municipal implemente ações concretas.
Entre as recomendações propostas, destacam-as a Criação da Secretaria Municipal de Cultura, sendo um órgão específico dedicado a formular, implementar e avaliar políticas culturais que atendam às necessidades dos artistas e da comunidade, a Reforma e Ampliação de Espaços Culturais com investimentos em teatros, museus e centros culturais, garantindo infraestrutura adequada para a realização de eventos e exposições, e Circulação de Eventos Culturais com estímulo à realização de festivais, feiras e mostras que promovam a diversidade cultural da cidade, com a participação ativa de artistas locais, dentre outros.
Os artistas e produtores ressaltam que a cultura é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento social e econômico de Palmas. “Acreditamos que a próxima gestão deve reconhecer e valorizar o potencial transformador da cultura em nossa cidade”, afirmam os signatários da carta.
A mobilização busca não apenas engajar os candidatos, mas também sensibilizar a população sobre a importância de uma gestão que priorize a cultura, fortalecendo a identidade e o orgulho da comunidade palmeira.
Na Carta, os artistas ainda expõe que esperam que suas propostas sejam consideradas nas plataformas eleitorais, refletindo o compromisso com um futuro cultural mais rico e inclusivo para Palmas.
A Carta completa pode ser conferida em Anexo.
Fonte: T1 Notícias.