Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que o Tocantins deve alcançar 1,5 milhão de hectares de cultivo da soja, representando um crescimento de 3% em relação à safra anterior, impulsionado, principalmente, por condições climáticas favoráveis. Já a produção de soja deve crescer 12%.
AVANÇO DA SEMEADURA
De acordo com levantamento técnico realizado pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) com produtores, cooperativas e empresas ligadas ao setor agropecuário, boa parte da área destinada ao cultivo da oleaginosa no Estado já foi semeada. Em algumas regiões, a semeadura atingiu mais de 90%, favorecida pelas condições climáticas. Nas regiões onde os plantios estão mais atrasados, a área semeada já alcançou mais de 70%. “É esperado que até o fim de novembro os produtores tocantinenses concluam os plantios da soja, favorecendo uma janela de plantio que promete bons resultados para a segunda safra, especialmente para o milho, nosso principal cereal e segunda cultura”, pontua Thadeu Teixeira Júnior, engenheiro agrônomo da Seagro.
EXPANSÃO
Segundo o levantamento técnico da Seagro, o setor agrícola é diretamente beneficiado com a expansão da soja, gerando renda para os agricultores e impulsionando a comercialização de insumos agrícolas, combustíveis e o setor de máquinas e equipamentos. A expansão ainda contribui para os serviços como consultoria agrícola, seguros, armazenagem e financiamento, impulsionando a contratação de agrônomos, técnicos agrícolas e profissionais em diversas áreas.